A MUSH, juntamente com os seus parceiros, apenas produz artigos com as mais reconhecidas certificações - OEKO-TEX, PETA-Approved, Fair Wear Foundation (FWF), Global Organic Textile Standard (GOTS), The Organic Content Standard (OCS), Global Recycled Standard (GRS)

Não produzimos sem necessidade - Não há desperdício

 Conseguimos com um modelo de negócio bem estruturado, trabalhar e permanecer uma marca de moda sustentável.

Produzir os nossos artigos num prazo médio de 20 dias úteis desde a sua validação, combatemos um dos maiores problemas da indústria da moda

DESPERDICIO

Uma única t-shirt consume aproximadamente DOIS MIL E QUINHENTOS, litros de Água para ser produzida. As nossas gastam até 3lts

Usando exclusivamente matérias recicladas e de origem controlada, estamos a combater os 1715 milhões toneladas Co2 produzidos, 93.000 milhões m3 de água gastos anualmente por todas as marcas deste sector.

TODOS os nossos produtos são amigos do ambiente e socialmente correctos

Ao contrario de muitas outras marcas do mainstream, a MUSH não tem o produto X ou Y que é ECO-Friendly. NÃO!

Nós estamos totalmente comprometidos a produzir todos os nossos artigos com base na sustentabilidade ecológica

As fabricas, onde produzimos os nossos produtos situam-se em território Português e da União Europeia onde conseguimos garantir condições de trabalho dignas e mão-de-obra justa sem exploração das pessoas e respectivas famílias.

Com o compromisso de trabalharmos exclusivamente em parceria com entidades totalmente empenhadas com a sustentabilidade ecológica e social, conseguimos reduzir a pegada nociva nesta indústria

Benefícios do algodão orgânico versus algodão convencional

Desde o primeiro dia, optamos por utilizar apenas algodão 100% orgânico, cultivado a partir de sementes que não foram geneticamente modificadas (não OGM) e cultivadas sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos. Inicialmente, adquirimos todo o nosso algodão orgânico na Índia, mas desde 2021 diversificamos o nosso fornecimento para incluir fornecedores de outros países, como a Turquia. Globalmente, apenas uma pequena parte do algodão produzido anualmente é orgânico. O cultivo de algodão orgânico garante que nenhum produto químico prejudicial flua para o solo ou para rios, lagos ou mares adjacentes. Isto significa que a água utilizada para a agricultura biológica não é considerada água perdida, pois pode ser reutilizada e regressar com segurança ao solo e a outras fontes de água. O efeito global positivo sobre a água, o solo e a biodiversidade significa que o bem-estar e a subsistência dos produtores de algodão e das suas comunidades são respeitados e protegidos.

Tem Certificação

O Global Organic Textile Standard (GOTS) baseia-se em critérios ecológicos e sociais e certifica que o algodão é cultivado organicamente, sem a utilização de sementes geneticamente modificadas ou quaisquer produtos químicos nocivos. Optámos por trabalhar apenas com algodão 100% orgânico certificado pela GOTS. Os certificados de transação em todas as etapas da produção confirmam a rastreabilidade e o conteúdo orgânico dos nossos produtos, desde a matéria-prima pós-colhida até o cliente final.

Além da certificação

No nosso percurso para obter o algodão da forma mais responsável possível, vamos além da certificação GOTS para fornecer aos nossos clientes algodão orgânico consistentemente de alta qualidade:

Orgânico

Se o conteúdo orgânico for de pelo menos 95% do peso do produto. A maioria das nossas t-shirts são certificadas como orgânicas, pois seu conteúdo orgânico é superior a 95%.

Feito com 85% de materiais orgânicos

Se o conteúdo orgânico estiver entre 70% e 95% do peso do produto. A maioria dos nossos hoodies & sweats são certificados com 85%. (Os restantes 15% da composição do material consistem em “fibras sustentáveis”, ou seja, fibras naturais ou recicladas.)

Algodão Reciclado

Procuramos minimizar o desperdício de produtos ao nível da produção e lutamos por modelos de negócio circulares, onde o algodão reciclado desempenha um papel fundamental. Começámos a utilizar algodão reciclado desde o 2022. Desde então, aumentámos a nossa gama de produtos de algodão reciclado.

Poliéster Reciclado

Utilizamos poliéster para dar estabilidade às nossas sweatshirts, para dar resistência aos nossos acessórios e para produzir as nossas peças de vestuário exterior. Utilizamos apenas poliéster reciclado feito de garrafas PET pós-consumo. É evidente que combater os resíduos plásticos tornou-se um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo – globalmente, cerca de 9,5 milhões de toneladas de plástico acabam anualmente nos oceanos, a maior parte dos quais são de utilização única. A reciclagem do poliéster permite economias consideráveis ​​de energia no processo de fabricação em comparação com o poliéster não reciclado. Para todos os nossos casacos em poliéster reciclado, utilizamos exclusivamente tecidos com certificação GRS. Assim como acontece com o nosso algodão orgânico, procuramos a rastreabilidade total do nosso poliéster reciclado, incluindo a origem das garrafas PET. Dependendo do estilo, são necessárias entre 38 a 80 garrafas plásticas de 550ml para produzir nossas t-shirts. Provenientes principalmente da China, essas garrafas poderiam ir para aterros ou acabar nos nossos oceanos.

Nylon Reciclado

Para alguns de nossos acessórios e produtos de vestuário, usamos náilon reciclado pré-consumo, feito a partir de resíduos de fios de náilon industriais. Este tecido é conhecido pela sua durabilidade e resistência, ao mesmo tempo que é extremamente leve e macio para a pele

MODAL

Estamos sempre à procura de outros materiais sustentáveis ​​para ampliar a nossa oferta. Uma delas é a Modal, uma fibra celulósica flexível e artificial, conhecida pela sua suavidade excepcional. TENCEL™ extrai as fibras da madeira de faia cultivada naturalmente e seu processo de transformação de polpa em fibra é ambientalmente responsável, autossuficiente em energia e recupera co-produtos. Um de nossos produtos no TENCEL™ Modal possui certificação OCS Blended.

Produtos Quimicos

A nossa prioridade é garantir que os produtos químicos e outros aditivos utilizados nos nossos produtos são geridos através de normas ambiciosas em toda a cadeia de abastecimento, para reduzir e prevenir danos às pessoas e ao ambiente. Nos locais de produção, as nossas políticas de gestão de produtos químicos incluem a conformidade com os mais elevados padrões, como GOTS e Standard 100 da OEKO-TEX®.STANDARD 100 da OEKO-TEX® é um dos rótulos mais conhecidos do mundo para têxteis testados quanto a substâncias nocivas. A certificação significa que todos os componentes de um produto, ou seja, todos os fios, botões e outros acessórios, foram testados quanto a substâncias nocivas e que o produto é, portanto, seguro para uso humano. Os testes são realizados por um instituto parceiro independente OEKO-TEX® e têm em conta inúmeras substâncias regulamentadas e não regulamentadas, que podem ser prejudiciais à saúde humana. Em muitos casos, os valores-limite do rótulo STANDARD 100 vão além dos requisitos nacionais e internacionais .